sábado, 26 de abril de 2008

Simplificar

Quando pensamos muito não estamos a viver. Estamos no passado ou no futuro, na ilusão ou no sofrimento. O único momento que temos para sentir e amar é no nosso "agora". No passado ou no futuro, somente sofremos.
Como saimos dos nossos condicionamentos? Buscando viver e sentir simplesmente o "agora".
Tudo o que nos condiciona é falso. Não somos nós. Devemos apenas identicar e observar os condicionamentos que comprámos um dia, e solta-los... deixa-los ir. Não nos julguemos nem nos critiquemos por isso. Apenas observemos.
Existe um nível absurdo de exigência e muitas vezes imposto por nós. Colocamos metas e queremos que tudo dê absolumento certo no momento que achamos ser o mais correcto. Porque exigimos tanta perfeição? Não serão muitas vezes as nossas noções de perfeição insanas? E muitas e muitas vezes destrutivas quando deveriam ser precisamente o oposto?
E nisto vamos perdendo a qualidade do "agora", os nossos valores reais. Por aborrecimentos minimos somos capazes de passar um dia inteiro de mau humor. Esta atitude apenas ajuda a criar distância da realidade, distância de nós mesmos.
"Desacelerar" é fundamental para que percebamos os nossos repetidos enganos. Devemos dar atenção á qualidade e sanidade de cada acção. Conquistemos a qualidade e os benefícios do "agora" e com alegria. Não desperdicemos tempo. Vivamos o poder do agora.

Sem comentários: