quarta-feira, 15 de abril de 2009

Perdoar ou não perdoar...

Se alguém nos fez algum tipo de mal que nos deixou numa situação desconfortável, ou nos magoou profundamente, causou algum tipo de dano emocional, moral, físico, material, social, financeiro, seja lá qual o erro que tenha sido praticado contra nós, isso naturalmente vai causar-nos algum tipo de sentimento menos nobre... É legitimo e humano, na minha opinião.
Segundo Oscar Wilde "O amor deveria perdoar todos os pecados, menos um pecado contra o amor. O amor verdadeiro deveria ter perdão para todas as vidas, menos para as vidas sem amor." Também todos já ouvimos que "Pode-se perdoar, mas esquecer, isso, é impossível" e "Errar é humano; perdoar, divino"... mas se por um lado perdoar é apenas divino, não poderemos ir muito longe se não estivermos dispostos a perdoar uns aos outros os pequenos defeitos... todos os temos, todos os cometemos. Errar e tentar reparar os erros cometidos é um acto de coragem, que nem todos se dispõem a tal. Há quem considere de facto o acto de perdoar uma fraqueza... outros um acto de coragem... para mim... devemos seguir o que nos diz o coração e agirmos de acordo com isso... e apenas isso... deixemos a coragem ou as fraquezas de lado porque isso são apenas rótulos. "Vai onde te leva o coração", tenha esse caminho perdão ou não.

2 comentários:

Anónimo disse...

Será que há situações que nos surgem na vida que podemos definir como imperdoáveis? Será que conseguimos definir o que é ou não perdoável, a quem e o que perdoar? Com que critério? Será que o teor do amor que temos por "essa" pessoa vai determinar o teor do perdão, podendo até levar ao esquecimento da mágoa causada? Sem duvida!! É uma capacidade humana que nos distingue dos animais. Vamos aprendendo a perdoar mais com a idade e ajuda rodear-mo-nos de pessoas BOAS. Beijo, DE

Marta Cardoso de Lemos disse...

Amar é nunca ter que pedri desculpa, já dizia o outro no love story... tudo se perdoa... eu até perdoei quem me matou uma pessoa que eu amava... ao volante de um carro, perdoei porque o ódio por ele me fazia mal. Depois disso perdoo tudo... oq ue vale a pena ser perdoado é uma questão de predisposição... ás vezes estamos predispostos a pensar mal de alguém e o veneno certo à hora certa faz milagres, às vezes estamos predispostos a perdoar porque o amor ou amizade são maiores... ás vezes estamos predispostos para ver o pior e não o melhor de alguém, outras vezes o contrário... estamos predispostos a ficar cegos, predispostos a acreditar em mentiras, predispostos... uma palavra que tem mais significado do que se pensa à primeira vista.

Só não se perdoa quem não vale a pena... quem não tem importância... porque aí nada há a perdoar... porque nem há mágoa suficiente, nem dor suficiente...porque essa pessoa não habita na nossa mente nem no nosso coração... e perdoar assim como o sacrificio é um acto de amor... sem amor não há perdão, amor por nós ou pelo outro... a incapacidade de perdoar faz nos mal a nós antes de fazer a mais alguém...